A Linha do Tempo


A vida como uma eterna evolução e adaptação a cada sol que nasce, me pega de surpresa os novos episódios com Pedro, hoje, aos 6 anos de idade, dizendo que gostaria de ter nascido na minha barriga. 
É natural e esperado ele necessitar ter mais proximidade, digamos “uterina”, comigo. E para não o deixar confuso ao dizer que ele “nasceu no meu coração”, aproveito a sua curiosidade e, também, o seu entusiasmo ao fazer as lições de casa, falando objetivamente e claramente sobre nós.
Como em uma pesquisa que necessitou da ajuda dos familiares do aluno sobre a “Linha do Tempo”, que consistia em descrever desde o ano de seu nascimento até o atual, contando o que houve de especial em cada ano e com uma foto para ilustrar cada acontecimento.

Minha primeira reação foi a “pré-ocupação”: como ele reagiria por conta desta exposição? 
Presumindo que os alunos levariam fotos com os pais ao redor do filho recém-nascido na maternidade, das festas com a família reunida desde o 1o ano de vida,… 
Ao lembrar que a tia social havia enviado algumas fotos dele no abrigo - me senti aliviada - e, juntos, passamos a imaginar quais corresponderiam desde ele bebê até os seus 3 anos (idade quando nos conhecemos), e assim, sucessivamente, ele escreveu : “eu nasci”, “eu com 1 ano”, “eu com 2 anos”, até chegar nos seus 3 anos, sendo esta foto a de sua despedida do abrigo.
As fotos com 4, 5 e 6 anos de idade, Pedro optou por imagens das viagens que fizemos, as que mais curtiu.

Soube, por meio da professora, que ao apresentar para a turma sua Linha do Tempo, narrou com naturalidade e ficou contente em compartilhar com o grupo, mas sem a necessidade de falar sobre a adoção ao contar sobre 2016 (com 3 anos), ele disse: “Esta foto foi o ano que eu cheguei em casa”. 
As crianças não questionaram a respeito, talvez não tenham entendido ou mesmo porque nesta idade elas não tem malícia e nem maldade para prejulgar seus colegas.

Aprendi que não é preciso sentir as dores desnecessárias e incômodos que possam me trazer sofrimentos, e que só acontecerão se houver a minha permissão. 

A vida é uma grande caixinha de surpresas.

Comentários

E Aí Cheguei

Dar à Luz

E VOCÊ CHEGOU!

Evolução

O Portão

O Apoio

Entrando em Ação

Portal de Fogo

Passo A Passo Da Adoção

A Adaptação_P.1

A Verdade