O Acordo

Para nos preparar  sobre a parentalidade por adoção e seus desafios, passamos a buscar informações (além das participações no grupo de apoio à adoção) em livros e filmes que tratam com particularidade sobre este assunto.

Mas, muito antes desta busca sobre o processo da adoção, tive o privilégio de encontrar o Projecto Artémis, fundado em Portugal por Maria Manuela Pontes, que tem como propósito apoiar as mulheres que passaram por perdas gestacionais. Sendo este o meu caso, após resultados positivos em tratamentos para engravidar.

Foi de enorme ajuda saber que eu não estava sozinha dentro deste sofrimento que nos faz suportá-lo caladas. Muitas vezes, por vergonha, culpa e até mesmo o desespero onde não há consolo que possa alcançar a nossa tristeza, indignação…aquela barriga, antes motivo de orgulho e, agora, vazia, oca!

Após pesquisar no site http://projectoartemis.blogs.sapo.pt/  como viver este momento de luto, pois sim, para mim, foi necessário e de excepcional auxílio para que eu amadurecesse. Resolví participar, daqui do Brasil, no Dia da Mães, do “Lançamento de Balões”. Campanha criada pela Artémis, que promove a sensibilização à perda gestacional, fazendo que nesta data seja festejada, também, a memória de nossos bebês num gesto de carinho, respeito e aceitação.

Lá fui eu, sozinha, ao parque que escolhí e que mais gosto, o Ibirapuera. Carregando balões nas cores rosa e branco (rosa para perda de bebê menina e branco quando o sexo ainda não havia sido identificado). Não contei a ninguém. Esta dor sabia que era minha. E, juro, foi a melhor coisa que fiz! Ao ver os balões aos céus, um ato tão simbólico, reconciliei comigo mesma, fiz as pazes com a vida, com Deus, com o Amor!

Em seu livro “Maternidade Interrompida - O drama da perda gestacional", Maria Manuela Pontes (Editora Àgora), compartilha diversos relatos de mulheres-mães-guerreiras, obra esta, representante desta dura realidade tão silenciosa que roga por sua atenção. 


Comentários

E Aí Cheguei

Dar à Luz

E VOCÊ CHEGOU!

Evolução

O Portão

O Apoio

Entrando em Ação

Portal de Fogo

Passo A Passo Da Adoção

A Adaptação_P.1

A Verdade